“Atividades acadêmicas e suas intenções em tempos de pandemia: construindo caminhos”

No atual contexto de isolamento social e diante da possibilidade de realização de atividades remotas, os docentes da UNIVASF se viram diante da urgência em se discutir limites e possibilidades dessas atividades. A SindUnivasf, em defesa da educação pública de qualidade e acessível, em parceria com a professora Virgínia Passos e com o professor Marcelo Ribeiro, ambos do Colegiado de Psicologia da UNIVASF, iniciou no dia 03 de junho, as mesas redondas do seminário online “Atividades acadêmicas e suas intenções em tempos de pandemia: construindo caminhos”.

A primeira mesa redonda, “Problematizando caminhos e intenções”, mediada pelo Professor Marcelo Ribeiro no dia 03/06, contou com a participação da professora da UNIVASF Fernanda Roda Souza Araújo Cassundé, da professora da UFBA Celi Nelza Zulke Taffarel e do presidente do Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas (DACBIO) da UNIVASF, Vladimir de Sales Nunes. Dentre os assuntos debatidos, ressaltamos os limites da UNIVASF em termos não apenas de equipamentos e condições de trabalho mas também em termos de corpo de servidores; a necessidade e urgência de um diagnóstico institucional que permita planejar ações sem excluir membros da comunidade interna, discentes e servidores, que se encontram em situações desfavoráveis ao engajamento em atividades acadêmicas remotas; e ainda as possibilidades de organização dos diversos atores em torno dessa questão no atual contexto político e administrativo da UNIVASF. Importante mencionar o destaque feito pela professora Celi quanto ao contexto social e político atual no qual essa demanda surge nas universidades públicas, marcado por mortes pela pandemia da covid-19 e pela postura irresponsável do governo no enfrentamento do problema, pelo desrespeito à Constituição e aos direitos trabalhistas; além das recentes mortes por racismo, como no caso de George Floyd. Contexto este que torna ainda mais complexo o problema e importante a atuação da universidade mediante a preservação de sua autonomia.

No dia seguinte, 04/06, aconteceu a segunda mesa redonda, “Quais os caminhos a serem construídos?”, mediada pela professora Virgínia Passos, com a participação da pedagoga da UNIVASF, Tania Cristina da Silva, do presidente do Diretório Acadêmico DCE/UNIVASF, Bruno Abreu Melo, e do professor e coordenador do Colegiado de Ciências Sociais da UNIVASF, Adelson Dias de Oliveira. Cabe enfatizar os caminhos apontados pelos debatedores no que concerne à participação dos diversos atores da universidade, professores, técnicos e estudantes, em uma construção conjunta com compartilhamento constante de experiências em espaços que precisam ser construídos, ponto essencial também debatido na mesa anterior. Estratégias como ciclos de debates, atividades interdisciplinares a partir de temas específicos, uso de plataformas virtuais e formas de aproveitamento acadêmico de atividades remotas foram citadas. Além da importância de se conhecer iniciativas de outras universidades e de se pensar também no retorno presencial das atividades pós pandemia com todos os ajustes que serão demandados.

Na fala da professora Virgínia, “… é fundamental garantir que o processo tão recente na universidade que é a inclusão da população que historicamente esteve excluída, filhos dos trabalhadores, não esteja em risco. Nenhuma ação deve ser realizada aceitando deixar pessoas de fora, não podemos pensar em ações excludentes.” E ainda “A UNIVASF tem realidades distintas dos cursos e dos campi, com pessoas que estão em cidades distintas, com situações distintas. Tudo isto precisa ser cuidadosamente considerado.” Por fim, enfatizamos a fala da professora de que “… as atividades remotas que vierem a ser planejadas e executadas são possibilidades específicas para este momento de isolamento social em função de enfrentamento de pandemia. Não podemos aceitar que se torne modelo para o momento posterior.”

Os vídeos completos podem ser acessados em nosso canal do YouTube nos links:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: