O “Future-se” do MEC e a modernização/ exclusão brasileira

Companheiras/os, bom domingo!

Todas/os já devem ter lido a matéria do Valor Econômico intitulada “Governo anunciará programa para autonomia financeira de universidades“, de 10/07, e, portanto, devem estar a par da convocação que o MEC fez aos reitores e pró-reitores de Planejamento das universidades federais para conhecerem a proposta de reforma da gestão das universidades federais (cf. também, a matéria “MEC quer minguar financiamento das federais“, da Redação Adufrj).

A proposta, que tem um forte viés privatista, é chamada de Future-se!!!

Diante de tal nome, não posso deixar de lembrar do velho Chico de Oliveira, falecido na última quarta-feira, dia 10/07, que soube tão bem mostrar que as políticas modernizadoras empregadas pelas nossas elites são formas de perseverar o mais profundo atraso que marca a formação da nossa sociedade.

Afinal, nunca fomos subdesenvolvidos (esse é apenas um epíteto, um mascaramento, que nos faz agarrar às esperanças das reformas superficiais), mas o resultado de uma economia política que combina o avanço e o atraso, a modernização e a exclusão.

Vem por aí, a toque de caixa (como toda a emergência modernizadora), velhas ideias que hibernavam como carrapatos no alto de galhos, esperando a passagem de um mamífero (a variação térmica) para se projetarem: a cobrança de mensalidades e o fim do serviço público no ensino superior.

Ou acompanhamos com afinco as próximas mobilizações das Centrais Sindicais, Movimentos Sociais e Partidos de Esquerda, formando uma grande coluna de professoras/es nas manifestações do Vale do São Francisco (no mínimo 200 professoras/es da UNIVASF empunhando as bandeiras da “Universidade Pública, Gratuita e de  Qualidade”) ou em breve veremos nosso público alvo se elitizar (isso não significa só variação de classe, mas de cor e de gênero) e, quem sabe, um pouco mais adiante, nos encontraremos no Departamento Pessoal da “Empresa UNIVASF”.

Resistamos,

Adalton Marques

Presidente da SindUnivasf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: