Campanha de Sindicalização: Nem um dia a menos!

Após 1 ano e 3 meses da gestão Educ(Ação), iniciada no dia 19 de fevereiro de 2018, a SindUnivasf mais do que dobrou a sua base sindical, atingindo o patamar de 75 filiadas/os pagando regularmente suas contribuições sindicais VOLUNTÁRIAS. Somos ligados ao ANDES-SN, sindicato que completou seus 38 anos de existência e, diferentemente da maior parte das entidades sindicais, continua a instruir as instituições de ensino superior do país a não efetuarem o desconto do imposto sindical compulsório sobre os salários das/os professoras/es.

Esse fabuloso incremento de nossa base sindical está diretamente associado ao nosso posicionamento claro e determinado em relação aos direitos trabalhistas da categoria docente, tanto quanto às mobilizações que compomos e/ou conduzimos contra as injustiças que afetam a vida democrática brasileira. Temos tentado dar provas de que é possível fazer uma luta sindical que alia a proteção aos direitos da categoria representada e a dedicação a questões políticas que parecem ultrapassar a questão trabalhista, mas que a estruturam na conformação dos desenhos de governo.

Atualmente contamos com uma assessoria jurídica competentíssima, conduzida pelo Dr. Daniel Besarria, que tem obtido inúmeras vitórias para as/os nossas/os filiadas/os e para a carreira docente (ou seja, estamos conseguindo direitos e barrando arbitrariedades não só para nossas/os filiadas/os, mas para toda categoria docente da UNIVASF). Por conta de limitações orçamentárias, impostas pelo pagamento de 8 parcelas relativas ao retroativo do “aluguel” da nossa sede (7 parcelas de R$ 1350 e 1 de R$ 1408), seguiremos até dezembro/2019 o nosso cronograma de regularização financeira. Mas depois disso, teremos fôlego para ampliar o raio de atuação de nossa assessoria jurídica.

Também estamos trabalhando em três frentes que serão muito importantes para nossas/os filiadas/os: 1) a descentralização da composição da diretoria, por meio de proposta de alteração do Regimento da SindUnivasf; 2) o estudo de formas mais eficientes (que o boleto) de recolhimento das contribuições sindicais; e 3) o estudo da contratação de um plano de saúde para nossas/os filiadas/os.

Além disso, temos atuado intensamente nas lutas políticas que se passam no Vale do São Francisco e estamos colaborando com a fundação de um fórum intersindical no Vale do São Francisco, do qual já fazem parte a SindUnivasf, o Sinasefe, o Sintepe, o Sindsemp, a UNEGRO, a Frente Brasil Popular, a Consulta Popular e partidos de esquerda.

Foi nesse contexto de trabalho duro e quase sempre não visibilizado que obtivemos uma das maiores conquistas de nossa gestão, quando nossa assessoria jurídica obteve vitória em primeira instância em um processo relativo à revisão das datas (interstícios) das progressões funcionais de um docente.

É com esse espírito de luta e de vitória que lançamos a Campanha de Sindicalização: NEM UM DIA A MENOS! Para que nos tornemos mais fortes contra decisões administrativas locais e entendimentos da AGU que firam nossos direitos trabalhistas e nossas condições de trabalho.

Construamos uma SindUnivasf mais forte; ampliemos nossa proteção jurídica!

Rumo às/aos 100 filiadas/os!

 

Adalton Marques

Presidente da SindUnivasf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: