A Diretoria da SindUnivasf é veementemente contra quaisquer tipos de assédio e retaliações que firam a integridade física e moral do ser humano.
Confira nota abaixo.
NOTA DA DIRETORIA DA SINDUNIVASF SOBRE EPISÓDIO DE ASSÉDIO
Comunidade acadêmica e sociedade, saudações.
Chega a ser constrangedor tratar desse assunto, mas PRECISAMOS falar sobre isso.
A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Pernambuco deliberou em 18/12/2017, por unanimidade, negar provimento a recurso da UNIVASF sobre denúncia contra um colega nosso. A acusação: assédio moral e sexual.
Que este episódio e seu desfecho – multa de vinte mil reais – sirvam de lição e apoio a todas e todos que passam por essas humilhações no contexto universitário e/ou de trabalho.
Que situações como essa não se repitam. E, caso tornem a ocorrer, que a nossa instituição tenha uma estrutura e uma cultura institucional adequada e que saiba dar um encaminhamento efetivo a tais episódios.
Segundo o processo, publicamente divulgado, a resposta institucional à denúncia foi pífia.
Mostra-se ainda mais urgente que no lugar de censurar, bloquear ou desqualificar os debates sobre gênero e temas afins – como recentemente indicado pela Câmara de Vereadores de Petrolina –, o estabelecimento da urbanidade entre os integrantes da comunidade univasfiana tenha por base o Conhecimento, a Ética e a Alteridade.
Deixe um comentário