O exemplo tem que vir de casa: discriminação no campus Juazeiro

Na noite de 29 de novembro, no campus de Juazeiro, durante a realização de mais uma edição do Mês das Consciências Negras, o Núcleo Temático 32 estava lotado.
A par das brilhantes exposições d@s convidad@s para provocar as primeiras reflexões e intervenções na roda de conversa, também tomamos conhecimento do fato que ora denunciamos. E que esperamos, seja devidamente APURADO e REPARADO.

Dois calouros negros – um de bicicleta e outro a pé – foram parados nestes primeiros dias do semestre de 2017.2, mais de uma vez ,desde que ingressou na Univasf, pela segurança do campus. Perguntou-se a eles, nas ocasiões, o que estariam fazendo “ali” (ou seja, o campus em que eles estudam!), e se não estariam “ali”, “na verdade”, para fumar maconha. Constrangido, um dos estudantes respondeu que estava ali para estudar. Que era apenas, sem mais, nem menos, um estudante.
Ao ouvir este relato, a plenária se mostrou bastante incomodada. Mas a par do incômodo, é preciso mudança de atitudes.

A Reitoria da Univasf PRECISA TOMAR ATITUDES no sentido de que episódios como este NÃO SE REPITAM. No campus Juazeiro e em qualquer campus. E as providências devem ser céleres. Há exatos dois anos atrás, o Conselho Universitária tomou uma posição firme contra um episódio de racismo institucional envolvendo um dos membros da comunidade univasfiana.
É preciso saber se nós enveredaremos efetivamente pelo antirracismo institucional ou se tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes no país da hipocrisia racial.

Esta Seção se coloca à disposição de quaisquer membros da comunidade que tenham vivido situação similar (clique aqui para a lista de contatos) para levarmos à administração superior para que tome conhecimento do que suas/seus integrantes negr@s podem estar passando.
Abaixo a discriminação.

O exemplo tem que vir de casa.

 

Diretoria Executiva da SindUnivasf

 

racismo geledes sindunivasf
Fonte da imagem: https://www.geledes.org.br/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: