Textos para discussão n. 5 – Porque a importância da geografia no ensino médio?

E se juntarmos geografia, música e literatura, pense numa divina mistura…

n.º 05, 18/07/2017*

“TEXTOS PARA DISCUSSÃO” é uma publicação mensal da Seção Sindical dos Docentes da UNIVASF**

Porque a importância da geografia no ensino médio?

 

Para responder essa pergunta sem nenhuma hipocrisia, respondê-la-ei na forma de verso, prosa, rima e poesia.

Esta ciência que há muito serviu para a dominação do capital e do Estado nação, também pode ser instrumento de libertação, pois o ato de geografar é acima de tudo, um ato de libertar…

Apreender a complexa relação sociedade-natureza não é pra qualquer um não, da formação das estruturas geológicas, dos solos e relevos, sua interpelação climática e sua determinação nos aspectos hidrológicos à apropriação social coletiva e privada da natureza pela sociedade na conjuntura do capital, pode nos auxiliar a explicar toda a tragédia da degradação ambiental. Assim podemos entender a tragédia de Mariana e tantos outros desastres ambientais e por isso estudar a geografia no ensino médio se torna disciplina fundamental…

Em um país de dimensão continental, a geografia no ensino médio é fundamental. Nos ajuda a apreender os mais variados brasis, dentro do Brasil, de um país que sempre foi pensado num espaço a se dominar, onde o povo nunca foi nação, somente mão de obra de exploração…

Entender os múltiplos biomas, formações geológicas, hidrográficas e climáticas, assim como as diferentes formas de uso e ocupação na formação do território nacional, o estudo da geografia no ensino médio é mais que fundamental…

Em um país que desde o processo de colonização é visto como um espaço físico a se conquistar e em cima disso construiu-se o discurso do Brasil civilizar e depois modernizar, legitimou-se daí então um processo de devastação ambiental, de morte de indígenas, negros, quilombolas e suas múltiplas nações e tradições. E no sentido de ainda querer rimar defendemos que a geografia a todos esses processos nos ajuda a explicar…

O discurso de o Brasil ocupar e conquistar, no intuito de “modernizar”, legitimou falsos heróis para a “nação”, de bandeirantes aos oligarcas, o latifundiário charlatão, dos militares aos políticos-empresários veja que contradição, talvez seja por isso, que o Brasil chegou a atual situação…

Ainda no discurso de modernizar, outras aberrações vieram a se legitimar, como a exploração infinita da natureza que vai desde a plantation de exploração, perpassando a mineração ao atual agronegócio da aberração, que envenena e mata a bala, e talvez por isso seja “tão pop” pra população que come o câncer, como seu “divino pão”.

A geografia no ensino médio também é capaz de nos proporcionar um entendimento fulcral para entender a estrutura agrária do capital em sua organização espacial. O latifúndio que há séculos mata, aleija e deixa fortes marcas no existencial…

Ajuda a entender a luta dos sem terras, dos sem teto e dos demais explorados pelo grande capital…

Também ajuda a entender a cidade, que “não para, que só cresce onde o de cima sobe e o debaixo desce”… ajuda a entender a dinâmica do mercado de trabalho e mesmo a reestruturação produtiva do capital e seus fortes impactos na organização espacial…

E se juntarmos geografia, música e literatura, pense numa divina mistura, fazer uma leitura do espacial através da arte e da cultura… Ler o quinze, vidas secas, o sertões, o policarpo quaresma anti-herói nacional e em cima disso fazer uma leitura do espacial…

Aprofundando a mistura pega história e geografia com uma junção dessas, analisamos a realidade sem hipocrisia… desmitificamos sistemas políticos, estruturas agrárias, reformas trabalhistas e previdenciárias, talvez seja por isso, que querem tirar a obrigatoriedade do ensino de história e geografia…

Não sei se através destas palavras consegui explicar, mas acredito que o ensino de história e geografia no currículo deve ficar, como dois elementos para subsidiar ao povo sua própria História criar e um novo mundo consiga escrever, superando a estrutura de classes e demais formas de alienação e uma vida de liberdades consigamos então…

SindUnivasf Átila Textos Discussão 5

Átila de Menezes Lima – Prof. da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim.

Em: 15/07/2017.

 

* Este é um espaço para publicação mensal de textos de docentes, técnicos e representantes estudantis da Univasf e outras instituições de ensino superior, bem como ativistas, intelectuais e colegas sobre a defesa da educação e da universidade brasileira pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade, bem como a construção de uma sociedade justa, solidária, plural e livre. O recebimento de textos se dará em fluxo contínuo. A ideia também é de receber textos em vários estilos: ensaio, jornalístico, acadêmico, poético, desde que dentro do recorte editorial acima e respeitando-se o limite de 10 páginas. Os textos também serão publicados na rede mundial de computadores.
** As posições apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos autores e não representam necessariamente a opinião da Diretoria Executiva da SindUnivasf.

 

SDVSF Textos p Discussão logo

2 comentários em “Textos para discussão n. 5 – Porque a importância da geografia no ensino médio?

Adicione o seu

  1. A forma mais fácil de se comandar alguém é torná-lo leigo e sem fronteiras. Tanto a História quanto a Geografia, estudados desde a infância, fazem que o indivíduo crie dimensões sobre sua formação, sobre o surgimento dos seus antepassados, sobre seu espaço e como pode influenciar na modificação, na transformação e na conservação do mesmo. Conhecer a história e geografia, tornam o homem um conhecedor de si mesmo e dos “impossíveis” que ele mesmo é capaz de construir ou superar. Então… O que nos resta perguntar é: a quem interessa o homem alienado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: