Tripartite da Greve Geral: Encaminhamentos

NAA_7189

Encaminhamentos serão avaliados por cada segmento da comunidade universitária: professores, estudantes e técnicos.

Companheiras e companheiros professores, estudantes e técnicos.

Na assembleia tripartite de 28/04/17, ocorrida no campus Juazeiro (Sala NT29), desenvolvemos uma profícua avaliação e análise das mobilizações populares, sobretudo a greve geral desta sexta-feira que sacudiu o país, e suas relações com o contexto de políticas necrófilas e autoritárias adotadas pelo governo golpista.  No intento de sermos propositivos e assumirmos nosso protagonismo, forjamos algumas possibilidades de ações que, neste momento, gostaríamos de elencar:

  1. Desenvolvimento de políticas formativas e de produção de conteúdo;

  2. Criação, em cada campus, de Núcleos de Base Unificados (NBU);

  3. Lançar uma proposta junto às Frentes, Movimentos Sociais e Sindicais na região para criação de uma espécie de “Fórum Social do Vale do São Francisco”.

Vamos agora explicar cada um desses pontos.

  1. Desenvolvimento de políticas formativas e de produção de conteúdo – entendendo a particularidade do papel da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade no atual contexto político, é crucial potencializar justamente aquilo que nos diferencia: a produção de conhecimentos. Nossa especificidade passa, portanto, pela formação e produção de conteúdo, que pode se traduzir em rodas de conversas, oficinas, exposições, cursos, debates, exibição de filmes, criação de textos, etc.;

  2. Criação de Núcleos de Base Unificados em cada campus – a ideia é que esses NBU’s possam organizar e coordenar ações voltadas para organização e mobilização da comunidade univasfiana para formação e produção de conteúdos críticos, tanto para comunidade interna quanto externa;

  3. “Fórum Social do Vale do São Francisco” (título provisório) – tomando como ponto de partida o Fórum Social Mundial e entendendo a necessária unidade e integração dos movimentos e coletivos para fazer faces às políticas antipovo em ascensão, e ao mesmo tempo à necessidade de organização e interlocução regular e permanente, lançamos a proposta de discutir com os atores coletivos populares e dos trabalhadores da região.

Postas essas propostas de encaminhamento a serem avaliadas nas reuniões e/ou assembleias dos respectivos segmentos, ao otimismo da vontade expresso no grande e grandioso passo da greve geral de 28 de abril de 2017, a caminhada ainda está no seu (re)começo.

A próxima assembleia tripartite da Univasf está agendada para a tarde de 19/5/2017.

Vamos à luta!!!

COMITÊ UNIFICADO DA UNIVASF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: