A educação nos domínios do dogmatismo

naa_7998
Cartaz no campus Juazeiro (Foto: Nilton de Almeida/SindUnivasf)

É preciso ter elementos para entender a conjuntura.

Mas também é necessário compreender as estruturas que condicionam ou determinam as práticas, representações e tomadas de posição na sociedade em torno da educação.

O texto disponibilizado a partir do link abaixo…

A educação nos domínios do dogmatismo: análise crítica dos conceitos e da finalidade da educação na legislação brasileira

… traz uma reflexão mais profunda acerca do que está em jogo nos tempos que correm na seara dos direitos sociais e principalmente da educação. Nestes tempos em que ideológico e dogmático sempre são os “outros”, ponderemos. Boa leitura. O texto é de autoria dos colegas Alexandre H. Reis, Márcia Bento Moreira, João Batista Teixeira da Rocha. Aproveitamos o ensejo para lhes agradecer, assim como outr@s colegas a disponibilizar este espaço do blog da SindUnivasf para divulgar tanto textos inéditos como já publicados, como é o caso.

RESUMO

Este estudo discute a questão da finalidade da educação brasileira apresentada na legislação. Parte da hipótese de que a educação brasileira, em suas diretrizes, está marcada por uma confusão conceitual. Para analisar este ponto, é apresentada uma definição de dogmatismo e à luz de tal definição são examinados os conceitos-chave presentes nos preâmbulos das leis brasileiras voltadas para a educação. A análise do discurso é guiada pela exigência de clareza e os resultados deste trabalho pretendem manter aberto o debate sobre a construção de uma educação crítica próxima da noção de Esclarecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: