O tradicional Ciclo de Cinema que aquece os motores do Mês das Consciências Negras (MCN) está de volta.
Em sua sétima edição, o homenageado neste ano, após a homenagem ao colossal Zózimo Bulbul, é ninguém mais e ninguém menos do que Nelson Mandela (1918-2013), uma das maiores lideranças políticas do século no mundo e na África.
O primeiro filme a ser tratado, “Mandela: longo caminho para a liberdade” bem que poderia se chamar “Winnie e Nelson”. Não haveria o Nelson que conhecemos sem o longo caminho percorrido por Winnie Mandela enquanto Nelson esteve preso pelo regime supremacista branco do apartheid da África do Sul.
Há que se considerar inclusive tanto suas interseções como as diferenças de projeto e leitura política sobre o futuro da África do Sul no filme, tratado com muita maturidade e sem rodeios. Filme dramático, de interpretações e fotografias belíssimas que valem por si mesmas, será uma película a lançar luzes interessantes sobre as relações raciais no Brasil, que se costuma colocar como duas situações muito diferentes.
Mas, depois de assistir a película, nossa empatia se dará apenas com Nelson Mandela ou com os Mandelas? Com Nelson ou com as mulheres e os homens negros da África do Sul? Bom filme.
Quando: sábado, 12/11/2016, 17:30.
Onde: Prédio de Artes Visuais, no hall.
ABAIXO, A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOS FILMES
1ª parte – MOSTRA DE FILMES: MANDELA
12/11, 17h30 (sábado) – Sessão Debate “Mandela: O Caminho para a Liberdade” (2013), duração 2h19min.
19/11,17h30 (sábado) Sessão “Mandela: Luta pela Liberdade” (2007), duração 1h39min.
26/11,17h30 (sábado) Sessão “Invictus” (2009), duração 2h14min
PÚBLICO-ALVO: Estudantes e professores de todos os níveis de ensino, movimentos sociais negros, movimentos sociais em geral, sociedade e imprensa.
Deixe um comentário